Quem somos?
O Espaço das Aguncheiras, grupo de teatro, é uma entidade criadora, produz os seus espectáculos e acolhe pontualmente iniciativas artísticas. Uma cooperativa cultural que dinamiza há 11 anos o panorama cultural português.
O êxito junto do público, de “Sonho de 1 Noite de Verão” (mais de mil e quinhentas pessoas em seis representações) mobilizou o grupo que constituiu a cooperativa. O objecto social da actividade do Espaço das Aguncheiras é a criatividade, a difusão, a informação, a dinamização e a animação cultural, promovendo o combate a todas as formas de discriminação e a igualdade de género e de oportunidades entre mulheres e homens. Um núcleo de pessoas unidos pelos afectos e pela crença de que a cultura é uma necessidade básica do ser humano completo e a natureza, um bem a defender. São José Lapa Encenadora, Actriz é a mentora do Espaço das Aguncheiras, Inês Lapa Cenógrafa, Actriz, Escultora, produtora, João Paiva Historiador, Professor e Técnico Superior da CIG, Actor, Rui Pedro Cardoso Actor, Encenador e Flor Vicente Enfermeira, consultora.
Espaço das Aguncheiras,
a Cooperativa Cultural
O Espaço das Aguncheiras constituiu-se como cooperativa cultural em 2006, após o desafio lançado por São José Lapa, de pegar na peça de William Shakspeare, o Sonho de 1 Noite de Verão, e o fazer nas Aguncheiras, com actores profissionais e estreantes da região.
O êxito junto do público, mais de mil e quinhentas pessoas em seis representações, e o grupo de entusiastas que dali resultou, mobilizaram-se na constituição de uma cooperativa cujo objecto social da sua actividade é a criatividade, a difusão, a informação, a dinamização e a animação cultural, promovendo o combate a todas as formas de discriminação e a igualdade de género e de oportunidades entre mulheres e homens. Um núcleo de pessoas unidos pelos afectos e pela crença de que a cultura é uma necessidade básica do ser humano completo e a natureza, um bem a defender. São José Lapa Encenadora, Actriz é a mentora do Espaço das Aguncheiras, Inês Lapa Cenógrafa, Actriz, Escultora, produtora, João Paiva Historiador, Professor e Técnico Superior da CIG, Actor, Rui Pedro Cardoso Actor, Encenador e Flor Vicente Enfermeira, consultora.
Desde 2009 que coordenamos projectos de ensino informal onde envolvemos as escolas e comunidades locais, divulgando a igualdade de género, trabalhando sobre a violência no namoro e apoiando o empoderamento de mulheres: Palco de Oportunidades, Palco: campo de Igualdade, Casa eco-Criativa e Cantando Mando a Tristeza Embora.
Colaboraram connosco; Hélia Correia, Alberto Lopes, Jorge Fraga, João Cabral, Filipe Duarte, David Almeida, Joana Manaças, Rui Paulo, Valerie Braddell, Paulo Pinto, João D’Ávila, Kira O’Reilly, Carolina Vasconcelos, Lavínia Moreira, Paulo Lázaro, Maria Tengarrinha, Artur Guerra, Catarina Gonçalves, Eva Bastos Pereira, Fernando Lupach, Francisco Martins, Francisco Rasteiro, Guilherme Macedo, Jaqueline Vaz Amaro, José Rocha Santos, e Alexandra Moura, José Manuel Marques, Nuno Santana, Fernando Alvarez, Patrícia Santos, Fernando Júdice, Álvaro Pinto, Ana Castilho, André Pereira, João Félix, Lucinda Alves, Margarida Oliveira, Victor Linhares, Chase Valentin, Marinel Matos, João Castella entre outros.
Título 1
A nossa equipa
São José Lapa
I’m a paragraph. Double click me or click Edit Text, it's easy.
Inês Lapa Lopes
I’m a paragraph. Double click me or click Edit Text, it's easy.
João Paiva
I’m a paragraph. Double click me or click Edit Text, it's easy.
Rui Pedro Cardoso
I’m a paragraph. Double click me or click Edit Text, it's easy.
Flor Vicente
I’m a paragraph. Double click me or click Edit Text, it's easy.
Isabel Martins
I’m a paragraph. Double click me or click Edit Text, it's easy.
Luís Cavaleiro
I’m a paragraph. Double click me or click Edit Text, it's easy.
Procurámos sempre levar o nosso trabalho às escolas situadas na envolvente das Aguncheiras, para realizarmos o “trabalho” de educar para a arte e a cidadania. Durante três anos coordenamos a Mostra de Teatro Escolar, três anos em que sempre cresceu o número de escolas envolvidas. Entre 2009 e 2013, com projetos apoiados pelo POPH, envolvemos as escolas e comunidades locais, através da sua participação nas oficinas, apresentações, debates e espetáculos que constituíram o Palco de Oportunidades, Palco: campo de Igualdade e Casa eco-Criativa com financiamento do Eeagrants. Nestas acções participaram centenas de jovens, professores e outros cidadãos, foram apresentados 7 espetáculos em vários locais do concelho e 60 performances/debates. Com a Casa Eco-Criativa foi editado um DVD com o trabalho desenvolvido, com o projeto Palco foi editado um caderno com os resultados finais do trabalho.
Pontualmente recebemos artistas em residência que trazem visões e saberes de outras experiências, e procuramos, sempre que possível, viajar para outras paragens: Lisboa e Cascais, pela sua proximidade afetivae profissional - Carlos Avilez/Teatro.