top of page

Acerca de

RISCO

A grave crise climatérica, a natureza e a exaustão dos seus recursos versus desenvolvimento económico, no Antropoceno. O tema é expositivo da necessidade de encontrar a consciência, uma urgente consciência coletiva e gritante na mudança de hábitos e prioridades.

 

O Risco fala da relação arriscada que mantemos com o planeta em que vivemos. O mundo é vasto, tão vasto que parece não ter fim - viva a nossa curiosidade. O Risco pode ser disruptivo, rasgar, romper ou destruir mas também construir. Muitas vezes é o início do que se julgava impossível. Experimentamos, confrontamos. Como nos mostrou H. D. Thoreau é necessário ir da opinião à ação. Francisco Rasteiro - ecologista de Sesimbra, fundador do NECA  – viveu na casa que construiu numa árvore. Arriscou outra vida ao experimentar sobreviver do que a terra lhe dava. Agora seguimos juntos entre plantas, pedras e animais. Teatro sob as estrelas com música ao vivo, vídeo, rãs, pássaros e escaravelhos. Agora tudo se mistura, realidade e sonho.


 

Começamos por ouvir as Cartas à Natureza. Diferentes vozes sugerem diferentes mundos na imaginação de quem ouve. Partindo de uma realidade quase documental, trazemo-la para cena mas experimentamos passar a acreditar no inacreditável. As vozes estarão na nossa cabeça? A da Carolina Vasconcelos Lapa junta-se à da Ana Teia numa solidão no meio da multidão. Com mais ou menos riscos, este Risco que nasceu entre as Aguncheiras e a Arrábida, espera por si.

CARTAZES E POSTAL

!
Widget Didn’t Load
Check your internet and refresh this page.
If that doesn’t work, contact us.

Fotografias do espetáculo

!
Widget Didn’t Load
Check your internet and refresh this page.
If that doesn’t work, contact us.

Risco, começa sempre às 20h30 e ainda pode assistir nos dias 26, 27 e 28 de agosto.

Abrimos o portão pelas 20h e até ao início do espectáculo tem uma instalação áudio "Cartas à Natureza" que pode ouvir.  . 

 

Pedimos que traga um bom agasalho pois as noites, embora de verão, podem tornar-se muito frias.

Ficha técnica

Texto: João Paiva

Actores: Francisco Rasteiro, Carolina Vasconcelos, Inês Lapa Lopes

Música em cena e composição: Ana Teia

Luz: Marinel Matos

Apoio encenação e dramaturgia: São José Lapa, Rui Pedro Cardoso

Vídeos, cenografia, som: Inês Lapa Lopes

Styling: São José Lapa

Vozes Off: São José Lapa (diálogos com F e excerto H. D. Thoreau )  Ariel, Inês, Rui (apontamentos e excertos H. D. Thoreau)

Acolhimento: Ana Castilho, Sebas

Cartas à Natureza: Inês Lapa Lopes, João Paiva, Francisco Rasteiro, Carolina Vasconcelos, Ana Teia, Ariel Lapa Cardoso, Ana Castilho, Rui Pedro Cardoso.


 

Apoio: GriffeHairStyle
 

Espaço das Aguncheiras: estrutura financiada por República Portuguesa - Cultura, DGARTES - Direção-Geral das Artes.

bottom of page